Há quem diga que 2020 é um ano perdido para o mundo dos negócios com a chegada da pandemia da Covid-19, o decreto de quarentena, fechamento do comércio e esvaziamento das ruas. No entanto, empresas que souberam mirar oportunidades diante da crise conseguiram não só driblá-la, mas se destacar em seus segmentos, ganhando ainda mais terreno. É o caso da NEOOH, que desde março investiu na renovação tecnológica de seus equipamentos e expandiu sua cobertura com a conquista de 100 novos terminais de passageiros, com destaque para o Aeroporto Internacional de Brasília, o terceiro maior do Brasil; o de Viracopos (SP); e de novos terminais urbanos nas capitais de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Mesmo diante de tantas incertezas, a companhia decidiu manter como estratégia seu plano do início do ano, focado no aumento agressivo de ativos. “Nosso setor, em geral, reduziu o ritmo, o que deixou um grande campo de oportunidades para a empresa. Aproveitamos essa janela para aumentar ainda mais nossa presença e liderança em aeroportos, terminais rodoviários e urbanos”, destaca Leonardo Chebly, CEO da NEOOH.

O aeroporto de Viracopos conta com telas de grandes proporções estrategicamente localizadas
O aeroporto de Viracopos conta com telas de grandes proporções estrategicamente localizadas

Embora o número de pessoas impactadas nos terminais rodoviários e aeroportuários tenha diminuído durante a pandemia, a retomada de diversos segmentos estratégicos da economia e o aumento nas ofertas da NEOOH garantiram uma evolução acelerada no número de pessoas impactadas por seus painéis. O CEO calcula que, apesar do impacto sofrido pela indústria de turismo e na circulação de pessoas, o resultado no volume de passageiros nos espaços onde a empresa atua, espalhados por mais de 20 estados do Brasil, será de no máximo 40% inferior ao do ano passado – quando circularam mais de 800 milhões de pessoas nos terminais agora administrados pela NEOOH. Porém, a recuperação deve ser completa já em meados de 2021. “Voltaremos a 80% do fluxo do patamar pré-Covid já no primeiro trimestre, retornando ao fluxo máximo no início do segundo semestre”, reforça Chebly.

A NEOOH instalou, no Aeroporto Internacional de Brasília, o maior painel digital de OOH em aeroportos da América Latina
A NEOOH instalou, no Aeroporto Internacional de Brasília, o maior painel digital de OOH em aeroportos da América Latina

Novos formatos
Com a meta de atingir a liderança no mercado de OOH, a NEOOH empenhou-se em apresentar aos clientes formatos de mídia inovadores e de grande impacto como principal diferencial. Opções que garantem apenas volume de impressões perdem relevância diante de fatores mais impactantes e estratégicos, capazes de engajar um maior número de pessoas. “Fazemos projetos únicos e tailor made em cada um de nossos novos ativos, procurando oferecer para os clientes e para a audiência um projeto de OOH de alto impacto e relevância”, diz o CEO.

A diversificação de formatos também tem sido um dos pontos-chave do crescimento da NEOOH no segmento de out-of-home, ao oferecer aos clientes opções como mega LEDs, mídias interativas, painéis gigantes e envelopamentos, além da ampla possibilidade de personalização. Presente em todo o território nacional com mais de 10 mil faces publicitárias, instaladas em mais de 20 aeroportos e 90 terminais rodoviários e urbanos, a empresa trabalha com projetos únicos em cada um desses espaços, a fim de alcançar um impacto positivo na audiência. “Para nós, o principal é garantir um equipamento com a melhor qualidade disponível no mercado, a maior visibilidade possível para aquele ponto e pensar em cada um deles sob medida, sem ficarmos presos a formatos padronizados”, explica Chebly.

Indo além, a NEOOH também trabalha para tornar os terminais rodoviários e aeroportos em que está presente em áreas mais aconchegantes para os passageiros. O segredo para isso, conta Chebly, é promover integração dos equipamentos com o ambiente, garantindo que as telas estejam em harmonia tanto com a arquitetura quanto com o fluxo de passageiros e usuários de cada localidade.

Paralelamente, ainda há o cuidado com o que é exibido nas telas e painéis. O CEO enfatiza a importância da seleção do conteúdo, “fundamental para qualquer projeto de comunicação e cada vez mais importante no out-of-home”. De olho nisso, a empresa de mídia exterior planeja lançar, ainda em 2020, uma nova linha editorial proprietária.

Salas vips como especialidade

Um dos braços da NEOOH é a Latitude, uma rede de workspaces premium concebida para atender e oferecer a melhor infraestrutura para trabalho nos principais aeroportos executivos do Brasil. Com a primeira unidade funcionando no Aeroporto de Congonhas há dois anos, a empresa inaugurou em agosto de 2020 a unidade do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte e abrirá em dezembro essa área extra no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

Para Leonardo Chebly, CEO da NEOOH, a expansão no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte “é um caminho natural para consolidar o projeto nas três maiores capitais do País”. O objetivo da NEOOH é também dominar esse segmento nos principais aeroportos brasileiros.

Olho no futuro
A NEOOH angariou importantes espaços para o mercado de out-of-home, como toda a área externa do Aeroporto Internacional de Brasília, um dos três maiores do país. Com a meta de criar uma experiência nova e imersiva, a empresa instalou no local o maior painel digital de OOH em aeroportos da América Latina, com 200 metros quadrados de tela. Além dele, implementou um circuito digital capaz de impactar 100% das pessoas que chegam e saem do terminal. Junto com a inauguração do boulevard externo do Aeroporto Internacional de Brasília, a NEOOH trabalha na implantação de mais um circuito digital, que também atingirá todos os passageiros que utilizam aplicativos de mobilidade, estacionamento, locadores e veículos de transporte privado.

A empresa ainda ampliou sua participação em um dos aeroportos mais estratégicos do tráfego aéreo do país, o Viracopos, no estado de São Paulo. Além de um circuito premium de OOH, capaz de impactar todos os passageiros e acompanhantes do espaço, o local conta com um painel de LED 360º com tela de mais de 60 metros quadrados, instalado no centro do saguão principal. Outras telas de grandes proporções também foram estrategicamente acomodadas em locais como a entrada do raio-X, em cima das esteiras de passageiros e no desembarque do terminal doméstico, o que garante total visibilidade do público.

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte está no portfólio de terminais da NEOOH
O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte está no portfólio de terminais da NEOOH

No Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, cuja capacidade é de 22 milhões de passageiros ao ano, a empresa desenvolveu mais um projeto de alto impacto. Foram instalados painéis digitais, com telas de LED de grande extensão nas áreas de check-in e saguão central, bem como mega LEDs nos elevadores e outros projetos especiais em diversos pontos do terminal.

Outra novidade da NEOOH é o circuito digital instalado nas estações do BRT do Rio de Janeiro. Na espinha dorsal do fluxo da Avenida das Américas e Barra da Tijuca, a mídia impacta aproximadamente 200 mil passageiros por dia. “Nesse circuito, temos formatos como os totens com telas de 55 polegadas informando as chegadas e partidas, juntamente com a mídia de nossos clientes, e recarregadores de celular nas estações, soluções pensadas para oferecer utilidade aos passageiros”, explica Chebly.

Complementa alguns dos principais projetos da empresa a presença no maior terminal rodoviário da América Latina, o Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo, por onde passam 32,4 milhões de passageiros por ano. Com a meta de impactar todas as pessoas que transitam no local, a NEOOH instalou um mega painel em LED 360º no saguão principal, onde transitam passageiros que chegam de metrô, carro e aplicativos. “Também temos mega testeiras de LED no saguão principal e nas zonas de embarque e desembarque, compondo um projeto de comunicação de alta performance e com mídia DOOH de impacto”, diz o CEO.

No Terminal Rodoviário do Tietê, a NEOOH impacta 32,4 milhões de passageiros por ano
No Terminal Rodoviário do Tietê, a NEOOH impacta 32,4 milhões de passageiros por ano

A NEOOH não pensa em diminuir o ritmo e já tem planos para continuar a expansão em ativos de qualidade em locais com grande fluxo de passageiros e ampliar o número de projetos premium: “Para 2021, temos um planejamento de crescimento ainda mais agressivo, com a ampliação da presença nos segmentos onde já somos líderes — aeroportos, terminais rodoviários e urbanos — e com a entrada da NEOOH em outros segmentos premium de out-of-home”, promete Chebly.

Inovação no setor de OOH

Resolver os principais desafios do setor de out-of-home também faz parte da visão estratégica da empresa. Lançado durante a crise de Covid-19, o NEOOH Connect é primeiro programa de open innovation focado 100% no segmento de out-of-home. Leonardo Chebly, CEO da NEOOH, explica que o projeto busca solucionar desafios do setor, identificados via trabalho conjunto de sua equipe com a consultoria Beta-i. “Queríamos um olhar ampliado sobre o que existe de mais moderno e dinâmico no mundo. Portanto, a escolha da portuguesa Beta-i, uma das principais referências mundiais em inovação colaborativa, foi extremamente acertada e estratégica”.

Nesta primeira fase, foram pré-selecionadas 25 empresas, das quais sete seguem no projeto após análise e desenvolvimento inicial. “O interessante é vermos a diversidade dos participantes, pois temos entre as finalistas desta primeira edição empresas de países como Brasil, Malásia, Israel, Holanda, Estados Unidos, Reino Unido e Portugal”, afirma. Do trabalho com as finalistas sairão projetos-piloto e a criação de modelos de negócios conjuntos. A partir disso, a NEOOH entregará para o mercado um OOH posicionado em outro patamar em termos de verificação de audiência, interação com telas e geoposicionamento. Tudo onboard para todos os clientes e com valores de veiculação compatíveis com o mercado.

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