Maior cobertura, oferta de formatos diferenciados e inovação. Essa é a receita da JChebly, empresa que soma mais de quatro décadas de atuação no meio out-of-home e que se manteve como referência no segmento mesmo com a revolução causada pelas novas tecnologias no mercado da comunicação. Focada em painéis publicitários em aeroportos e terminais rodoviários, a empresa tem expandido os negócios com novos contratos para atuar em locais com grande circulação de passageiros e projeta crescimento de 30% tanto ao final deste ano quanto em 2020.

Entre os recentes acordos assinados pela companhia destacam-se os três principais terminais rodoviários de São Paulo: Tietê, Jabaquara e Barra Funda, que aumentaram a cobertura da JChebly para mais de 40 locais nesse segmento e que se somam à presença em 32 aeroportos espalhados pelo país, que fazem a empresa ter um impacto em mais de 300 milhões de pessoas por ano.

A expansão ao longo de 2019 também ocorreu entre os centros aeroportuários com dois novos acordos. Em Belo Horizonte, a empresa renovou por mais dez anos o contrato de concessão para explorar comercialmente a mídia do local, e onde 70% das telas instaladas serão digitais até dezembro, sendo o aeroporto com a maior abrangência com esse tipo de equipamento.

Em Salvador, aeroporto com movimento anual de 8 milhões de passageiros e operado pela francesa VINCI, a JChebly está implementando o projeto de OOH para o novo terminal inaugurado em outubro passado. Para o local, cuja tradição era ter campanhas sazonais focadas no Verão, a companhia adotou a venda de pacotes anuais com valores atraentes para o mercado e em pouco tempo fechou acordos com empresas do porte de Samsung, Uber, 99, Localiza, Unidas e Azul.

Sequencial dupla-face com 20 Leds na entrada do terminal 01 do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte
Sequencial dupla-face com 20 Leds na entrada do terminal 01 do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte

“Desenvolvemos soluções e formatos sob medida com o que há de mais moderno em equipamentos no mercado. Não podemos ficar presos a formatos só para facilitar o trabalho de criação e execução da campanha, mas sim trabalhar para o que será melhor tanto para o cliente quanto para o consumidor”, afirma o CEO da empresa, Leonardo Chebly, que assumiu a gestão em 2003 e foi o grande responsável por diversificar os negócios da companhia transformando-a em um grupo com braços de atuação em comunicação visual para o mercado corporativo e espaços de inovação voltados a empreendedores e executivos.

Fundada em 1976, a JChebly focou sua atuação em aeroportos por quase 30 anos. Foi apenas no início dos anos 2000 que a empresa passou a atuar em terminais rodoviários e hoje é referência em ambos os setores. “Somos a única empresa que tem contratos com aeroportos públicos e privados, e isso nos dá o privilégio de oferecer pacotes mais completos e diferenciados para o mercado”, diz o CEO.

INOVAÇÃO SOB MEDIDA

Um dos diferenciais da companhia é aproveitar as características dos espaços disponíveis não se prendendo a padrões para o desenvolvimento das mídias oferecidas ao mercado. No Terminal Rodoviário Tietê, por exemplo, a empresa instalará mais de 10 Leds em grandes formatos, com medidas que variam entre 8mx2m e 15mx2m. “Cada local tem suas peculiaridades e temos que criar formatos respeitando isso. A tela padrão facilita o trabalho da criação, mas empobrece a entrega para o cliente”, aponta Chebly, que classifica esse tipo de projeto de “Estado da Arte”, também utilizado nos aeroportos de Belo Horizonte e Salvador.

Empena dupla-face instalada nas torres centrais do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte
Empena dupla-face instalada nas torres centrais do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte

Esse tipo de inovação, entretanto, é uma característica na atuação da companhia. Em 2005, por exemplo, a JChebly foi a primeira a instalar vídeo wall em aeroportos, e há três anos foi pioneira na instalação de grandes painéis de LED nesses locais. “Nosso foco é entregar aos clientes o que há de última geração em novas mídias”, diz o CEO.

Por conta das mudanças no mercado devido às novas tecnologias e a necessidade de oferecer ferramentas que atendam os objetivos dos clientes, a JChebly já trabalha para reforçar sua atuação com três inovações. A primeira delas, que será implementada até o final deste ano, é a venda de mídia programática, iniciativa que visa elevar a experimentação no meio out-of-home permitindo a realização de campanhas de curto prazo.

Outra novidade é a digitalização dos painéis de LED e que vai permitir a interatividade dos equipamentos, como vai ocorrer no Internacional de Belo Horizonte onde as pessoas poderão interagir com as peças expostas por movimentos e gestos. Por último, a JChebly pretende instalar sensores nas telas para medição de fluxo de pessoas por meio de wi-fi e bluetooth tendo como objetivo uma melhor mensuração dos resultados de uma campanha para o cliente.

Mega Led no desembarque do Aeroporto de Congonhas
Mega Led no desembarque do Aeroporto de Congonhas

As inovações visam a atração dos investimentos no meio out-of-home, que atingiu R$ 1,4 bilhão em 2018 correspondendo a 8,4% do bolo publicitário e que no primeiro trimestre de 2019 já atingiu 11,4%, segundo dados do Cenp- Meios divulgados em abril deste ano. “Essa mídia é uma extensão do digital e vem crescendo dentro do mercado publicitário. Por isso que hoje se faz necessário a entrega de dados, além de um trabalho profissional com plataformas diferenciadas e métricas mais exatas”, diz Chebly, citando que o perfil dos clientes da empresa são grandes multinacionais que buscam formatos mais tecnológicos para suas ações como Lenovo, Toyota, Jeep e GOL. “Temos muitos anunciantes que são nossos parceiros há muito tempo. A Azul, por exemplo, está conosco desde que chegou ao mercado há mais de 10 anos”, lembra.

Hoje com mais de 3 mil telas digitais e mais de 1 mil estáticas instaladas por todo o país, a JChebly já tem planos para incrementar sua atuação ao longo de 2020 chegando a atuar em mais de 50 rodoviárias, onde pretende incrementar os negócios com um maior número de equipamentos de Digital Signage, e aumentar a presença em aeroportos privados com pelo menos mais dois contratos de concessão. “Nossa meta é ser um dos 3 maiores Grupos de OOH do Brasil até meados de 2021. Estamos investindo pesado em tecnologia e na aquisição de novos ativos de mídia para cumprí-la.”, completa Chebly.

Mercado corporativo entrou na mira dos negócios

A expansão das atividades para terminais rodoviários, em 2003, foi apenas o primeiro passo dado por Leonardo Chebly na diversificação dos negócios que deu origem ao Grupo JChebly. Atualmente, a companhia também tem uma forte presença no mercado corporativo com a instalação de telas de Digital Signage para a exibição de conteúdos para funcionários, parceiros e clientes, e também tem criado espaços de coworking para empreendedores e executivos.

“O braço de mídia out-of-home é o nosso carro-chefe mas temos essa atuação focada em inovação e novos negócios o que não impede de haver sinergia dentro do Grupo”, diz o CEO.
Denominada de Founders, a área de Digital Signage Corporativo já conta com 50 clientes, entre eles gigantes do porte de Diageo, Santander, Itaú Personalité, Hyundai e TIM. Para a operadora de telefonia, por exemplo, são mais de 300 lojas espalhadas pelo Brasil que contam com as telas digitais da companhia.

Já os espaços de inovação, onde são realizados workshops, labs, consultoria, treinamentos e palestras, e que funcionam como um coworking voltado a empreendedores e executivos, o Grupo já conta com duas unidades. O primeiro deles é um complexo de 20 andares e com mais de 15 mil metros quadrados em Belo Horizonte. Denominado Atmosphera, foi inaugurado em 2015 e já conta com a parceria de grandes empresas como a ArcelorMittal, que abriu um laboratório de inovação no local denominado Açolab.

A segunda unidade foi inaugurada no mês passado no de Congonhas, em São Paulo, com o nome de Latitude. “É um espaço de alta infraestrutura para empreendedores e empresários que não têm tempo a perder no seu dia a dia”, comenta Chebly.

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