A JCDecaux acompanha o caminho de uma multidão de pessoas que diariamente transita por mais de quatro mil cidades espalhadas por 80 países. É justamente para os cidadãos impactados em todo o mundo que o grupo francês traz soluções tão revolucionárias quanto a criação da própria mídia em mobiliário urbano, inventada por Jean-Claude Decaux, há 55 anos. O empresário cravou mais do que o seu nome na história da publicidade. O fundador da JCDecaux deixou um legado de inovação seguido à risca pela operação brasileira desde o início de sua atividade, em 1998.

Líder brasileira com mais de 24 mil telas, hoje a JCDecaux Brasil é a única rede nacional de mobiliário urbano e, nesse segmento, está presente em nove capitais, além das linhas vermelha, verde e azul do Metrô paulista e nos aeroportos de Guarulhos (SP), Brasília (DF) e Natal (RN). As telas digitais já representam 60% do inventário da companhia no metrô e nos aeroportos, sem contar os relógios digitais de São Paulo.

Além de promover a digitalização dos seus equipamentos, a JCDecaux aposta na utilização da plataforma VIOOH, prevista para chegar ao mercado no primeiro semestre de 2020, e lançará as bases para a oferta de mídia programática.

Icônicos da JCDecaux no metrô de São Paulo e aeroporto de Guarulhos: também permitem integração com ambiente mobile, direcionando ações para potencializar targets específicos
Icônicos da JCDecaux no metrô de São Paulo e aeroporto de Guarulhos: também permitem
integração com ambiente mobile, direcionando ações para potencializar targets específicos

Eficiência e rentabilização dos investimentos estão entre os principais benefícios do VIOOH, que parte das métricas para indicar o equipamento capaz de entregar a mensagem ao target da marca com a maior eficácia. “Conseguimos aumentar o volume de impactos, garantindo a melhor entrega e resultados para quem já anuncia, além de atrair novos investidores”, comenta Heitor Pontes, diretor comercial da JCDecaux Brasil.

O arsenal de dados da empresa chega também aos aeroportos, com a AAM (Airport Audience Measurement), e contempla ainda o estudo MapaOOH. Lançado em 2018 pelos principais players do setor, o sistema de métricas já está no mobiliário urbano de São Paulo e Rio de Janeiro e será estendido também para o metrô no início de 2020. “Os dados permitem que a mídia OOH encontre o público que a marca quer atingir. O meio fornece o direcionamento correto e garante mais assertividade”, afirma Andrea Salinas, diretora de marketing e inovação da JCDecaux Brasil.

ITINERÁRIO DE NOVIDADES

A JCDecaux lança também o JCDecaux Digital Audiooh, recurso que dá acesso ao áudio dos vídeos transmitidos pelos equipamentos digitais da empresa. A tecnologia permite que agências e anunciantes levem conteúdo ao público da cidade, além de poder transmitir eventos ao vivo, entre inúmeras possibilidades.

A integração com o ambiente mobile também está no itinerário da JCDecaux. Com o 2nd Screen, os roteiros de mobiliário urbano farão uma extensão das campanhas através de um push notification, permitindo que as marcas direcionem as ações para targets específicos. “A partir da triangulação das informações, conseguimos entregar a campanha, além da mídia OOH, no formato mais adequado, seja por meio de um vídeo ou mensagem no celular”, exemplifica Andrea. O produto foi testado em três segmentos nos últimos meses e a primeira ação oficial já aconteceu com uma marca de automóveis.

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Icônicos da JCDecaux no aeroporto de Guarulhos

Da internet vem ainda a oportunidade de sincronizar campanhas virais com os relógios da empresa em São Paulo. Chamado Noohw, o produto exibe instantaneamente conteúdos gerados para redes sociais nas plataformas da JCDecaux, acelerando o potencial de viralização de memes, entre outras peças e fenômenos com a linguagem típica do mundo digital.

O gigantismo dos formatos potencializa o impacto e, com a nova linha de icônicos, a JCDecaux oferece mais do que mídia. “Passamos a levar experiências surpreendentes para as pessoas, ampliando o alcance das mensagens”, acrescenta Pedro Andrade, diretor de operações da JCDecaux Brasil. Uma das peças de alta visibilidade foi instalada no elevador da estação Sé do Metrô e outras variantes estão programadas para a estação Consolação e o aeroporto de Guarulhos — todos em São Paulo. Entre novos produtos, formatos e funcionalidades operadas em todo o Brasil, a JCDecaux soma diversos projetos originados de um laboratório de inovação lançado há cerca de um ano.

Formação e conhecimento

Formar profissionais capazes de tornar a mídia OOH cada vez mais relevante para as futuras gerações das chamadas smart cities é outra frente de atuação que faz da JCDecaux uma autoridade mundial do segmento. Em parceria com a Miami Ad School, a empresa criou em 2019 o JCDecaux University, curso realizado nas cidades de Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, com a presença de 175 participantes escolhidos entre 5,6 mil inscritos.

Ancorado nos pilares de planejamento, criação e métricas, o conteúdo teve o objetivo de transformar jovens e profissionais já experientes em multiplicadores dos conceitos de OOH a fim de perpetuar o avanço do mercado. “Conseguimos reunir um grupo com perfil eclético e esperamos criar novos apaixonados pela mídia OOH para fortalecer a categoria como um todo”, diz Andrea. Em 2020, a parceria com a Miami Ad School se mantém, o conteúdo será disponibilizado na internet e o curso contará também com a curadoria de outras instituições.

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Em parceria com a Miami Ad School, o JCDecaux University foi realizado em Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo

Andrea lembra a importância que o OOH vem ganhando nos últimos anos não só disputando verbas e competindo com mídias antes consideradas intocáveis, como a televisão. Mas, sobretudo, sendo reconhecida por prestar serviços imprescindíveis para quem está nas ruas — do clima ao trânsito e itinerário das linhas.

“Na Europa, o OOH ajuda a organizar até os ambientes dos grandes centros”, reforça Andrea. No Brasil, oito em cada dez micro e pequenos empresários já são influenciados pelo meio para tomar decisões estratégicas e contratar serviços, segundo pesquisas da JCDecaux. O impacto chega a jato nos aeroportos. Dados da empresa mostram que 25% das vendas de automóveis passa pelas pessoas que transitam no aeroporto de Guarulhos.
O conhecimento acumulado em mais de meio século de atuação é compartilhado ainda por meio do JCDecaux Stories, série de eventos que vem disseminando gratuitamente informações sobre o mercado de mídia OOH no Brasil e no mundo. Enquanto a JCDecaux apresenta os números que comprovam o progresso do setor, uma empresa parceira é convidada para definir o conteúdo do encontro, disponível também no site da empresa.

Neste ano, por exemplo, a GoAd foi a responsável por preparar o material que retratava a presença do OOH no Festival de Cannes, o maior evento da publicidade do mundo, realizado anualmente na França. Em 2020, a ideia é trabalhar com três empresas para suprir a carência de informações fora das principais capitais brasileiras. Desde 2018, o Stories já passou por um total de 20 cidades e impactou mais de 1,2 mil pessoas.

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