Com mais de 20 anos de atuação no mercado de mídia-out-of-home, a Eletromidia não para de se transformar. Baseada no conceito de TOOH (Technology Out Of Home), a empresa se renova diariamente, aliando tecnologia à compreensão do comportamento do consumidor. Essa evolução do OOH, segundo a ótica da Eletromidia, é ilustrada por conceitos como AOOH (Analogue), BOOH (Blocked), DOOH (Digital) e TOOH. Este último, representa o caminho a ser trilhado pela empresa para a compreensão do consumidor do presente e do futuro. “O primeiro momento do OOH foi o analógico; depois tivemos a Lei Cidade Limpa, que mudou o cenário. O terceiro momento é o presente, com digital OOH”, analisa Alexandre Guerrero, sócio e VP comercial da Eletromidia. Para Guerrero, o DOOH deverá impulsionar a próxima fase do Technology OOH. Contexto que permitirá interatividade, venda automatizada de publicidade, entre outras possibilidades.

Esse cenário também será reflexo de alguns pioneirismos da empresa no segmento como a digitalização do mobiliário urbano em bancas, a modernização dos ativos já existentes, projetos de conectividade e serviços para os usuários dos modais onde está presente. Guerrero lembra que OOH e mobile trabalham muito bem individualmente e potencializam sua força quando usados em conjunto. “As marcas estão apostando mais no combo digital + OOH. Mesmo tendo mais de 80% de penetração, ambos continuam crescendo, por conta da maior mobilidade do consumidor.”

Segundo ele, os dois meios são os que mais conversam com o consumidor em sua jornada, característica essencial para ser relevante no dia a dia das pessoas. Para uma plataforma presente em 17 ambientes com mais de 34 mil faces esse momento é ainda mais desafiador, já que para fazer parte de tudo isso é necessário assumir o pioneirismo da digitalização e modernização desses milhares de pontos de contato. “Nesse momento temos 50% dos nossos ativos digitalizados, e com o TOOH como direcionamento, todos os novos projetos, como a Linha 5 – Lilás de São Paulo e o Mobiliário de Urbano de Curitiba, já nascem digitais”, pondera Guerrero.

CUSTOMIZAÇÃO

Trem adesivado do VLT Carioca durante o Rock in Rio: valor para as marcas que patrocinam projetos
Trem adesivado do VLT Carioca durante o Rock in Rio: valor para as marcas que patrocinam projetos

Como parceira dos serviços de transporte, a Eletromidia tem trabalhado para melhorar a experiência do usuário nos ambientes em que atua. De acordo com Rodrigo Rodrigues, head de inteligência da Eletromidia, a empresa está ressignificando seus ativos, invertendo a lógica do negócio. Em vez de começar pensando em projetos que gerem mais receita, a ideia é criar, primeiro, formas de levar facilidades ao usuário, para depois monetizá-las. “Queremos gerar valor para o ambiente e para as marcas que patrocinam projetos. Serviço é um dos nossos pilares”, explica Rodrigues. Para incentivar e viabilizar iniciativas de impacto, a empresa montou uma área multidisciplinar que conta com cerca de 40 profissionais de diversas especialidades, de arquitetos a roteiristas. Quando não desenvolve ela própria a solução, a equipe participa de todos os projetos que chegam, sugerindo opções que vão além da veiculação de mídia. O objetivo é criar oportunidades para que o anunciante ofereça experiências aos usuários.

LEGADO E INTELIGÊNCIA

Estar presente na jornada de consumo com consistência é essencial para as marcas. Não só do ponto de vista de alcance e frequência, mas, principalmente, do engajamento. Para isso, desenvolver métricas apropriadas é uma das prioridades na mídia exterior. A solução veio das próprias empresas do setor, que se uniram em um projeto para desenvolver métricas e ferramentas que permitissem a agências e anunciantes planejar e avaliar campanhas de OOH com dados de alcance e frequência. Lançado em março de 2017, o Mapa OOH utiliza uma metodologia criada especificamente para o mercado brasileiro, mas com base nos melhores critérios de pesquisa internacionais e validada pela Esomar (entidade que reúne institutos de pesquisa em nível global). A metodologia cruza informações sobre os inventários das empresas exibidoras, como tipos, quantidades de faces e geolocalização, com dados de deslocamento de pessoas em seus trajetos diários, levando em conta os diferentes meios de transporte.

Soluções customizadas

Multitask e multitalk — No cenário de ultra conexão atual, a proposta da Eletromidia é entregar o que as marcas precisam dentro de um contexto cada vez mais digital.

Mobilidade — As pessoas estão cada vez mais fora de casa: não à toa, empresas de streaming, tecnologia e pagamentos digitais têm investido cada vez mais em OOH.

Recorrência — A Eletromidia como plataforma de mobilidade tem a recorrência natural. Pessoas vão e voltam todos os dias, e mais do que estar, somos a jornada, somos a ferramenta para as marcas trazerem seus serviços e produtos para o dia a dia real das pessoas.

Contexto — Não adianta falar que o conteúdo é o rei, se ele não entrega o que as pessoas buscam. A Eletromidia é digital, e por isso, tem a capacidade de contextualizar a mensagem por horário, dia ou evento.

Relevância — Ser relevante e com constância. A Eletromidia tem isso: nossa plataforma conecta a jornada de ponta a ponta, como do check-in à decolagem, do lazer ao trabalho ou da manhã até a noite.

Interação e Experiências — Temos mais de 35 mil pontos de interação, aliás, muito mais se somarmos os ambientes físicos onde estamos e a infinidade de oportunidades dentre cada um deles.

Inovação no DNA

Acima, grande formato na Linha 5 – Lilás, do Metrô de São Paulo, seguido por outro grande formato na Linha 4 – Amarela e circuito digital no Aeroporto RIOgaleão
Acima, grande formato na Linha 5 – Lilás, do Metrô de São Paulo, seguido por outro grande formato na Linha 4 – Amarela e circuito digital no Aeroporto RIOgaleão

Fundada em 1993, a Eletromidia viveu desafios em 2007, com a entrada em vigor da Lei Cidade Limpa, que baniu a mídia exterior das ruas da capital paulista. A empresa teve que se reinventar, investir em novos formatos e entrar em outras praças. Conseguiu se recuperar e, em 2013, foi adquirida pelo fundo de private equity HIG Capital. Desde então, tem participado do renascimento do out-of-home no Brasil. Segundo maior player do segmento no mercado nacional, a companhia tem crescido organicamente, mas também via aquisições. Além da Hyperfator, a Eletromidia também completou a aquisição da TV Minuto. Parte da Rede Bandeirantes de Comunicação, a TV Minuto conta com mais de 5,5 mil telas no metrô paulistano. A Eletromidia já detinha 30% do capital da empresa e, em 2018, obteve a aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para a aquisição dos 70% restantes. “Todos os grandes mercados do mundo passaram por processo de consolidação do setor de OOH. Agora é a vez do Brasil”, afirma Daniel Simões, sócio e CEO da Eletromidia.

Novas possibilidades

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Mobiliário Urbano de Curitiba: projetos sob medida

Com posição consolidada no mercado brasileiro de mídia out-of-home, a Eletromidia está ampliando sua atuação no segmento de mobiliário urbano. A empresa, que já operava em transportes, aeroportos e shoppings, aumentou seu portfólio com a aquisição da Hyperfator, maior operação de mobiliário urbano em banca de jornais do País, presente no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Guarulhos e Santos. Mobiliário urbano é uma das verticais de atuação da Eletromidia, ao lado de aeroportos, estabelecimentos comerciais, shoppings, restaurantes, academias, e transporte urbano, a principal área de negócios da empresa. Esse tipo de mídia permite inserções como a da foto ao lado, realizada no Mobiliário Urbano de Curitiba, para a startup Quinto Andar.

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