A cada ano, a mídia exterior e a tecnologia LED conquistam mais espaço no orçamento das marcas. Só no ano passado, o share de mídia exterior no bolo publicitário brasileiro, em comparação com 2018, subiu de 8,4% para 10,5%, angariando para si o título de terceira força do setor, atrás apenas da TV aberta (52,8%) e da internet (21,2%), segundo o Cenp-Meios. Embora não haja dados específicos sobre a porcentagem que cabe aos painéis de LED, é possível verificar o aumento do uso dessa tecnologia nas ruas, shoppings, aeroportos e rodoviárias.

No Aeroporto de Viracopos, em Campinas, foram instalados 25 painéis de LED
No Aeroporto de Viracopos, em Campinas, foram instalados 25 painéis de LED

E, não é para menos. As oportunidades de crescimento e a satisfação dos anunciantes em transformar espaços estáticos de publicidade em digitais são enormes. Os painéis de LED proporcionam grande capacidade de atração e impacto, uma vez que contam com alto brilho e qualidade imagem e permitem conteúdo com movimento e visibilidade – o que significa muito mais resultado para as marcas. Além disso, as empresas podem agregar inteligência – com analíticos – e serviços especiais, como programação por horários e dias da semana – por meio da gestão de conteúdo online – aos seus planos de mídia, garantindo resultados mais assertivos. “E, não posso deixar de dizer do excelente custo-benefício e do rápido retorno sobre o investimento”, afirma Richard Albanesi, CEO e fundador da empresa de tecnologia interativa The LED.

Painéis the LED
Fundada em 2010, a The LED, a priori, oferecia apenas soluções para entretenimento. “Graças à nossa divisão de eventos, somos uma das cinco maiores empresas do ramo no Brasil”, afirma Albanesi. Entre os artistas que já usaram os serviços da empresa em shows, estão Claudia Leitte e Chitãozinho & Xororó entre outros. Já em 2011, um ano depois de sua criação, a The LED conquistou a Elemidia como seu primeiro cliente de out-of-home (OOH) e passou a levar para shoppings os painéis de LED.

Atualmente, a companhia atende empresas de mídia exterior, como Eletromidia, NEOOH, 29Horas Mídia Aeroportuária, Kallas e grandes nomes do varejo, como C&A, Renner e Riachuelo, e administradoras de shoppings, como Grupo Multiplan e brMalls. “Nosso maior diferencial é a capacidade de customizar os painéis de LED para qualquer projeto de comunicação visual e publicidade”, diz o executivo. Ao todo, a The LED já deu vida a cerca de 6 mil projetos.

Para ter um resultado que atenda às necessidades das marcas, a empresa trabalha em parceria com escritórios de arquitetura e com os próprios clientes. “Muitas vezes, os clientes dizem que precisam de algo diferente, inovador. Adoramos esses desafios, pois em conjunto com os clientes já ‘desenvolvemos projetos incríveis”, diz.

Parceria estratégica

Em agosto, a The LED anunciou uma parceria com a Unilumin Group, líder mundial na fabricação de painéis de LED, que havia comunicado sua expansão no Brasil meses antes. Juntas, as duas empresas detêm 20% do mercado nacional de painéis de LED e a meta estabelecida é chegar a 27%, até 2024.

Uma das apostas da união entre as empresas, para os próximos meses, está no setor de varejo. “O consumidor que se acostumou com as compras online, durante a pandemia, está voltando, aos poucos, ao ponto de venda e precisa ser conquistado novamente, e essa conquista passa pela experiência oferecida e aí é entram as empresas com soluções em painéis de LED, de altíssima qualidade e competitivos.” diz Richard Albanesi, CEO e fundador da The LED.

Presença em shoppings
A The LED conta com painéis de LED em quase 20% dos 577 shoppings existentes no Brasil. A empresa é peça fundamental na digitalização de mídia exterior das redes do Grupo Multiplan e da brMalls. Esses projetos, inclusive, são usados como indicativos pela The LED para entender o potencial desses painéis, já que as marcas vêm expandindo o uso da tecnologia em seus estabelecimentos.

Uma das primeiras inovações criadas pela empresa foi o The Megabanner dupla face, um painel em LED idealizado para ser pendurado no teto, capaz de exibir conteúdo em seus dois lados, com mensagens diferentes em cada um deles. “Imagine o quanto esse produto potencializa as vendas e os resultado de anunciantes, quando a empresa oferece a veiculação em painéis de LED, em vez de um banner estático. Comprovadamente, gera muito mais visibilidade para as marcas e mais vendas para as exibidoras, que ainda podem alterar o conteúdo remotamente, sempre que necessário”, explica o CEO e fundador. O The Megabanner é um dos produtos da The LED mais utilizados nos shoppings e está em cerca de 80% dos centros comerciais atendidos pela empresa. O Shopping Villa Lobos, em São Paulo, foi o primeiro a receber a tela, em 2011.

No Norte Shopping, no Rio de Janeiro, há telas de LED nas colunas da área de alimentação
No Norte Shopping, no Rio de Janeiro, há telas de LED nas colunas da área de alimentação

A The LED também conta com alguns outros cases, com formatos diferenciados: na fachada do BarraShopping, no Rio de Janeiro, a empresa projetou um painel de 84 metros quadrados. Ainda no Rio de Janeiro, o Norte Shopping exibe painéis de LED, instalados nas colunas da área de alimentação. Esses ativos oferecem maior visibilidade de conteúdo para os clientes. Ademais, um dos mais recentes projetos em shopping da The LED foi a criação do projeto The Glass, que se baseia em painéis de LED transparentes para a fachada do Cidade Jardim Shops, anexo ao Hotel Fasano, em São Paulo, inaugurado na última sexta feira(04/12). “Desenvolvidos para o cliente, os painéis estão instalados em 26 janelas, transformando-as em vitrines digitais. Nosso desafio foi adequar os painéis aos diferentes formatos das janelas”, afirma Albanesi.

Aeroportos em perspectiva
O digital out-of-home (DOOH) tem ganhado espaço em locais de grande circulação de pessoas. Em vez de anúncios estáticos, que precisam ser trocados um a um, os painéis de LED permitem que sejam exibidas mensagens de mais de um anunciante no mesmo espaço, além de informações relevantes para os frequentadores dos locais, com qualidade visual.

A The LED está à frente de telas especiais para aeroportos, em parceria com a NEOOH
A The LED está à frente de telas especiais para aeroportos, em parceria com a NEOOH

A The LED também está à frente de telas especiais para aeroportos, em parceria com empresa de out-of-home, como a NEOOH. No Aeroporto de Viracopos, em Campinas, foram instalados 25 painéis de LED em pontos estratégicos, incluindo um painel em 360 graus na área de check-in. Já no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, foi criado um circuito digital que inclui 13 áreas, como esteiras, check-in, saguões, embarque e desembarque. Outro case é o da 29horas Mídia Aeroportuária, com painéis no desembarque de Congonhas, em São Paulo, onde o público pode observar dois painéis com alta resolução, bem como uma adesivação em toda a rampa de saída do local, em direção ao estacionamento.

Inovação e grandiosidade
Para a Futuro Mídia Exterior, a empresa colocou em pé dois projetos de alto impacto no Rio de Janeiro: o LED Boat e o LED Rio. O primeiro baseia-se na instalação de dois painéis, com mais de 100 metros quadrados cada, em um barco, que segue um roteiro de 32 quilômetros pela orla carioca. “Esse projeto, realmente, foi desafiador, mas o principal foi desenvolver um produto de altíssimo brilho e que fosse capaz de suportar a água salgada, o vento etc. Conseguimos desenvolver uma solução única e inovadora, que proporcionou um grande resultado para nosso cliente”, explica Albanesi. O lançamento foi feito em julho de 2019, com a transmissão da final da Copa América.

O LEDboat pode impactar até 590 mil compradores em um fim de semana
O LEDboat pode impactar até 590 mil compradores em um fim de semana

Já o LEDRio consiste na instalação de um painel linear, com 144 metros de extensão, no anel central do Maracanã. São 138 metros quadrados de telas de LED, que dão a volta de 360 graus no estádio e trazem informações importantes para os visitantes, além das campanhas de anunciantes.

Integração com o ponto de venda

Para Ambrev, a The LED realizou uma experiência que unia o físico e o digital
Para Ambev, a The LED realizou uma experiência que unia o físico e o digital

Neste ano, a The LED transformou sua área dedicada a soluções criativas e interativas em uma nova operação, a Bee ID. A empresa pretende terminar 2020 com o faturamento 50% maior que sua meta inicial. O objetivo é construir caminhos que simplifiquem a transformação digital das empresas e seus pontos de venda (PDVs).

A operação caminha com o cliente, entendendo suas necessidades, mapeando a jornada do cliente e implementando uma solução digital integrada. A empresa atende os clientes, de acordo com suas necessidades e sob o tripé de: inovação, serviços e analíticos, com serviços que passam por painéis de LED multiformatos, autoatendimento, realidade aumentada, interatividade, serviços de gerenciamento integrado de soluções e desenvolvimento de conteúdo, além de inteligência no mapeamento do comportamento do consumidor no PDV.

“A proposta da Bee ID é antecipar e atender a demanda de digitalização do mercado, já que o consumidor quer, cada vez mais, ter uma experiência no PDV. Acreditamos na transformação digital como caminho. Com uma venda consultiva, a Bee ID detecta as demandas e consegue oferecer soluções que melhoram as áreas que precisam de atenção”, diz Yannis Karnakis, CEO da Bee ID.

A Bee ID já tem cases de destaque entre suas ações, inclusive premiados com Ouro no Popai 2020. Para Ambev, a Bee ID realizou uma experiência que unia o físico e o digital, por meio da ação “Que cerveja sou eu?”. O intuito era proporcionar uma experiência personalizada e útil aos clientes, em um circuito de comunicação interativa, que utilizava diversas tecnologias como projeção mapeada, painéis e totens interativos, gamificação personalizado e sensores . A Bee ID já conta em seu portfólio clientes importantes como Mobly, Natura, Alpargatas, Via Varejo, Mondelez entre outros.

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