Em novembro de 2019, a Kallas Mídia OOH comemora 40 anos de atuação. Única grande empresa de mídia exterior com capital 100% nacional, a Kallas foi pioneira na implantação de mídia aeroportuária no Brasil e atua em três grandes verticais de negócios: transportes, mobiliário urbano e grandes formatos.

Presente em mais de 60 aeroportos, a empresa é hoje concessionária master de publicidade e ações promocionais em 17 deles. Ainda no final do ano, ganhou a concessão master de mídia e promoções no metrô de Recife e nos VLTs de Maceió, João Pessoa e Natal, o contrato prevê também a possibilidade de instalação de vending machines. A nova operação ganhou o nome de Trilhos do Nordeste.

Para completar, em janeiro, conquistou a concessão master do Porto de Manaus, ampliando sua cobertura, que já inclui o aeroporto local e painéis de grandes formatos pela cidade. Com o porto, a empresa passa a oferecer 250 novas faces, em diferentes formatos. O salto de crescimento da Kallas começou em 2017, com a instalação do primeiro painel digital no aeroporto de Congonhas, na capital paulista. “Daí em diante, passamos a investir cada vez mais em painéis digitais e em ativos de longo prazo, como os aeroportos, principalmente em operações nas quais somos concessionários master”, conta Rodrigo Kallas, CEO da empresa.

Projeto especial da agência Fire, em Vitória, nos abrigos de ônibus e divulgação do PagBank em Natal
Projeto especial da agência Fire, em Vitória, nos abrigos de ônibus e divulgação do PagBank em Natal

Atualmente, a empresa conta com aproximadamente 1.000 telas digitais em todo o Brasil, 36 grandes concessões e mais de 75 mil oportunidades de comunicação e mídia por todo o país. Os números comprovam o sucesso da estratégia: em quatro anos, o faturamento quadruplicou passando dos R$ 32 milhões em 2016 para R$ 125 milhões, projeção para dezembro de 2019.
O objetivo é chegar aos R$ 200 milhões em 2021, o que, para Rodrigo Kallas, representa uma projeção bastante realista. “Contamos com 75 mil ativos, dos quais apenas 32% estão hoje ocupados. Somente ampliando a ocupação dos nossos ativos já seria possível atingir a meta”, calcula o CEO.

Para viabilizar e fomentar a ocupação desses espaços, a empresa está partindo para um ambicioso plano de investimento. O foco serão painéis de LED de última geração para aeroportos, relógios digitais, painéis grandes formatos e todo o escopo de transformação do mobiliário urbano, com uma plataforma para Smart City, agregando receita e serviços de utilidade pública.

O planejamento estratégico e a ousadia na disputa por espaço com os concorrentes do setor foram fatores decisivos para a ampliação dos negócios. Mas Rodrigo Kallas reconhece que o aumento das verbas investidas pelos anunciantes em mídia out-of-home beneficiou o mercado como um todo. No consolidado de 2018, a fatia do OOH no bolo publicitário nacional (8,4%) de acordo com o projeto CENP-Meios foi a terceira maior entre todos os meios, ficando atrás apenas da televisão (58,3%) e da internet (17,7%). A expectativa do setor é superar 10% de participação em 2020. Em quatro décadas, o mercado de mídia exterior cresceu e se consolidou. Para a Kallas, agora é a hora de apostar no futuro.

Você cria, a Kallas entrega

A entrada de empresas multinacionais no mercado brasileiro de OOH abriu caminho para a oferta de novas soluções em mídia exterior e incentivou os players nacionais, como a Kallas, a se reinventarem. No caso dos aeroportos, por exemplo, as novas concessões abrangem não só a exploração de publicidade, mas toda a gestão da comunicação do ambiente, o que inclui qualquer tipo de ação promocional. Pensando nisso, a Kallas montou um departamento de criação e atendimento para live marketing, com a missão de oferecer ações diferenciadas e customizadas para cada cliente.

A ideia é desenvolver uma comunicação que promova interação e engajamento, gerando boas experiências para o público. Uma comunicação com ações integradas, o que Rodrigo Kallas chama de smart  out-of-home. O conceito é a base da nova assinatura da empresa: “Você cria, a Kallas entrega”. Para o executivo, as empresas de OOH evoluíram muito em termos de produto, tecnologia, ferramentas de planejamento e credibilidade. “Agora queremos incentivar os clientes a serem criativos e a nos desafiarem a entregar aquilo que eles imaginarem.”

A principal empresa de experiência em mídia OOH do país

Painel de 120 metros quadrados com anúncio da Localiza na área externa do aeroporto de João Pessoa
Painel de 120 metros quadrados com anúncio da Localiza na área externa do aeroporto de João Pessoa

No final dos anos 70, não havia qualquer tipo de publicidade nos aeroportos brasileiros. E as marcas que vendiam seus produtos na loja Duty Free do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro se ressentiam da falta de opções para divulgar seus produtos. Funcionário do grupo Brasif, que explorava a Duty Free Shop, Luiz Roberto Kallas decidiu, com a ajuda de colegas, pedir autorização ao Ministério da Aeronáutica para explorar publicidade em aeroportos. Deu tão certo que, no ano seguinte, ele fundaria a própria empresa. Nascia naquele momento uma empresa pioneira em mídia aeroportuária, hoje a maior e mais integrada rede de mídia out-of-home do Brasil.

Hoje a empresa explora publicidade em mais de 60 aeroportos, sendo 17 destes concessões master, quatro trilhos do nordeste e mais de 150 faces em grandes formatos, 1 porto (Manaus) e mais de 33 mil faces em 11 cidades com concessão de mobiliário urbano.

Soluções customizadas

Santander – Quem desembarcava no aeroporto Val-de-Cans, em Belém, passava por um corredor envelopado por imagens em grandes formatos, com som ambiental de ruídos da floresta e odorização com aromas locais.

Localiza – A locadora de automóveis anunciou no mega painel de 120 metros quadrados localizado no terminal de João Pessoa, na área externa do aeroporto, bem na via de acesso. O projeto impressionou quem chegava ao terminal.

PagBank – Divulgação diferenciada no mobiliário urbano (MUPI) da Avenida Roberto Freire, no bairro Ponta Negra, em Natal.

Réveillon Celebration – Para divulgar a maior festa de Réveillon all inclusive do Brasil, a marca incluiu dois projetos no aeroporto de Maceió: ambientação no corredor de acesso à sala de desembarque imitando as ondas do mar e mega painel no saguão de desembarque.

Toyota – A empresa colocou em exposição uma empilhadeira no saguão de desembarque do Aeroporto de Santa Genoveva, em Goiânia.

Basf – Para impactar os passageiros que desembarcavam em Goiânia para a Feira do Algodão, a empresa investiu em anúncios nas mega testeiras, totens nas esteiras de bagagem e ambientação nos aquários entre as portas de check-in, embarque e desembarque.

Claro – No metrô do Recife, foi envelopada toda a área externa de quatro vagões de trem, que trafegavam no sentido Jaboatão dos Guararapes, um dos trechos com maior circulação de passageiros.

Cerveja Tijuca – Quem desembarcou no Aeroporto de Belém no período de pré-carnaval curtiu o “esquenta” do Festival de Música Eletrônica Tijuca New Experience 2019. O projeto de live marketing para divulgação do evento contou ambientação e um DJ animando a balada dentro do terminal, além de degustação da cerveja.

99 – Em ação de live marketing no Aeroporto Internacional do Recife, a empresa ofereceu descontos para os usuários que usassem o aplicativo durante o Carnaval, além de enfeitar as malas, que saiam da esteira de bagagem decoradas com mini guarda-chuvas de frevo.

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