A história da JCDecaux se confunde com a história do OOH. Jean-Claude Decaux, fundador da empresa, também foi o criador do primeiro mobiliário urbano do mundo, o abrigo de ônibus com publicidade, modelo que é visto até hoje em todas as principais avenidas e ruas de todo o globo. Com mais de 50 anos no mercado, presença em mais de 80 países, 4.033 cidades e impactando mais de 410 milhões de pessoas diariamente, a história da empresa continua a ser escrita.

Completando 20 anos de operação no Brasil, a JCDecaux consolidou a liderança no setor com uma operação nacional, atuando nos mais importantes segmentos do OOH: mobiliário urbano, aeroportos, metrô e grandes formatos. Presente em 15 estados brasileiros, a empresa, que impacta 40 milhões de pessoas por dia, possui um portfólio completo, mas continua atenta às novas oportunidades, com planos de investimento cada vez maiores no Brasil. “A JCDecaux é a única empresa que oferece uma solução em OOH multiplataforma. Nossa liderança é resultado de um trabalho consistente, visão de longo prazo e confiança no nosso país, aliado à nossa capacidade e experiência em implementar e gerir diferentes e novos ativos, como a mídia nas linhas vermelha, azul e verde do metrô de São Paulo – as maiores e mais importantes, representando 77% do fluxo diário de passageiros da cidade –, e nos aeroportos como o de Guarulhos, que é o maior da América do Sul”, conta Ana Célia Biondi, diretora-geral da JCDecaux Brasil.

DOMINAÇÃO DIGITAL DA VIVO NO AEROPORTO INTERNACIONAL DE GUARULHOS (SP)
DOMINAÇÃO DIGITAL DA VIVO NO AEROPORTO INTERNACIONAL DE GUARULHOS (SP)

O perfil dos consumidores está mudando drasticamente nos últimos anos, a mídia também vem passando por transformações. Por isso, o OOH tornou-se mídia prioritária na construção de relações e diálogos no dia a dia das cidades. “Com o consumidor cada vez mais em movimento, o OOH ganhou protagonismo. Hoje, o segmento possui a segunda maior penetração no total da população, e está presente pelo menos 12 horas consecutivas na jornada do consumidor ao longo do dia. A eficiência, alta cobertura e frequência tornam a rentabilidade do meio cada vez mais competitiva e atraente para todos os segmentos de anunciantes”, explica a executiva.

Diante do novo cenário, a JCDecaux tem apostado e desenvolvido novos formatos de comunicação, promovendo a integração de inovações tecnológicas, como VR, realidade aumentada, holografia, transmissões real time e experiências ao público. Como resultado disso, nos últimos dois anos foram 5 prêmios de Cannes dados à categoria de OOH com campanhas nos ativos da JCDecaux, sendo um Leão de ouro em 2018.

PARA A DIVULGAÇÃO DE SCANDAL, UMA NOVA FRAGRÂNCIA FEMININA DE JEAN PAUL GAULTIER, FOI CRIADA A PRIMEIRA HOLOGRAFIA REALIZADA EM MOBILIÁRIO URBANO NO BRASIL.
PARA A DIVULGAÇÃO DE SCANDAL, UMA NOVA FRAGRÂNCIA FEMININA DE JEAN PAUL GAULTIER, FOI CRIADA A PRIMEIRA HOLOGRAFIA REALIZADA EM MOBILIÁRIO URBANO NO BRASIL.

Além disso, a empresa tem investido fortemente na digitalização dos seus ativos no Brasil. “Hoje, temos o maior circuito de DOOH – digital out of home – nos relógios de São Paulo, que unem prestação de serviços e entretenimento para a população. Além de permitir campanhas dinâmicas e criativas, o DOOH também possibilita campanhas alinhadas à geolocalização, hábitos de consumo, horário e temperatura, utilizando a inteligência de dados. No metrô de São Paulo e nos aeroportos que operamos, os ativos digitais ganham cada vez mais destaque. Isto dará ao universo de criação um poder enorme de exercer sua criatividade alinhada ao pensamento digital”, completa Heitor Pontes, diretor comercial da JCDecaux Brasil.

JCDECAUX E METRÔ DE SP: O MELHOR CANAL PARA CRIAR UMA CONVERSA DIÁRIA COM A CIDADE DE SP E SEUS HABITANTES

• Presente nas linhas 1 – azul, 2 – verde e 3 – vermelha

• Promove diálogos urbanos com mais de 6 milhões de passageiros em circulação por dia, o que representa 77% do fluxo diário da cidade

• Participa da rotina dos paulistanos, presente em 5 de 7 viagens por semana

• Principal hub de conexão entre bairros de SP com 60,4km

DIVULGAÇÃO VICK NA ESTAÇÃO TRIANON-MASP, LINHA VERDE DO METRÔ DE SÃO PAUL
DIVULGAÇÃO VICK NA ESTAÇÃO TRIANON-MASP, LINHA VERDE DO METRÔ DE SÃO PAULO

QOOH – Qualified Out Of Home, além da publicidade

O segmento de out of home acompanhou o processo de modernização e mobilidade urbana pelas quais passaram as grandes metrópoles, tornando-se companhia constante no cotidiano das pessoas. É o caso, por exemplo, da operação da JCDecaux nos aeroportos de Natal, Brasília e de Guarulhos. “Trouxemos os melhores e mais modernos equipamentos de OOH para nossas operações locais, pois sabemos que a mídia em aeroportos, quando bem operada, torna-se um terreno fértil para os anunciantes, com altíssimo impacto na formação da imagem de marca, consideração e intenção de compra”, reforça o executivo.

Operando em mais de 200 aeroportos ao redor do mundo, como o Heathrow Airport em Londres, Dubai International e Los Angeles International, a JCDecaux implementou também no Brasil o conceito global de gestão de mídia aeroportuária da empresa, que possui como pilares as premissas: Less Is More, Big Is Beatiful e Digital.  “Alguns aeroportos operam com o conceito multiplayer, que fragmenta e descaracteriza a publicidade e não permite aos anunciantes e marcas a exclusividade e a qualidade que a mídia aeroportuária pode oferecer. Por isso, optamos por nos diferenciar e construir um novo conceito de OOH em nossos aeroportos”.

A JCDecaux também preza pela excelência na execução e na manutenção de todo seu mobiliário urbano, em todas suas plataformas. Todos os seus equipamentos são desenvolvidos de maneira que harmonizem com o ambiente no qual serão inseridos, do momento da concepção do design e da definição da peça publicitária que será divulgada. A empresa só trabalha com equipes próprias na operação, para garantir que o funcionamento e a aparência dos seus equipamentos estejam 100% alinhados as expectativas dos clientes.

Além disso, a empresa tem como um dos seus pilares a sustentabilidade. “Em 2017, recebemos a Certificação ISO 14001, emitida pela Organização Internacional de Normalização, o primeiro obtido por um player de out of home no Brasil. A conquista foi consequência de ações que modificaram as atividades cotidianas das nossas equipes, resultando em 100% de aproveitamento dos resíduos reciclados (cartazes, telas, madeiras, embalagens e lâmpadas) e na utilização de água de chuva para limpeza dos mobiliários”, reforça Ana Célia.

DE ACORDO COM MAPA OOH, SE UM ROTEIRO DE 300 FACES NO RIO DE JANEIRO FOSSE UM PROGRAMA DE TV ABERTA, ESTARIA ENTRE OS CINCO PROGRAMAS DE MAIOR ALCANCE SEMANAL
DE ACORDO COM MAPA OOH, SE UM ROTEIRO DE 300 FACES NO RIO DE JANEIRO FOSSE UM PROGRAMA DE TV ABERTA, ESTARIA ENTRE OS CINCO PROGRAMAS DE MAIOR ALCANCE SEMANAL

 

LÍDER EM OOH NO BRASIL

• Solução multiplataforma – Mobiliário, Grandes Formatos, Metrô e Aeroportos

• 280 milhões de pessoas impactadas por semana

• 24 mil faces

AEROPORTOS

Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU), Brasília (BSB) e Natal (NAT)

• Circulação de 56,1 milhões de pessoas no último ano

• 25% da circulação de passageiros em voos nacionais são em aeroportos JCDecaux, enquanto em voos internacionais, o número é de 66%

MOBILIÁRIO URBANO

• Presente em 9 cidades
São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Salvador, Belém, Manaus, São Luís, Belo Horizonte

• 40 milhões de pessoas impactadas por dia

GRANDES FORMATOS

• 500 faces, presentes em 6 importantes cidades:
Guarulhos, São José dos Pinhais, Curitiba, Porto Alegre, Santo André e São Bernardo

Métricas mostram o caminho

Além de contar com um centro de pesquisas em Londres, que gera inúmeros estudos sobre o comportamento dos consumidores ao redor do globo, a empresa lançou o MAPA OOH. Criado pela JCDecaux e outros dois importantes players do segmento no Brasil, o MAPA OOH foi lançado em abril de 2018, e é um sistema de métricas para planejamento de OOH que demostra a maturidade dos players e anunciantes locais. O projeto trouxe a metodologia utilizada mundialmente pela empresa para oferecer dados de audiência, alcance e frequência no planejamento da mídia out of home e foi desenvolvido com total aderência ao guideline da ESOMAR, associação global que representa os interesses de profissionais de dados, pesquisa e insights, que engloba 130 países.

De acordo com o MAPA OOH, 59% da população de São Paulo vê uma face de mídia exterior pelo menos uma vez por semana, enquanto no Rio o índice é de 55%. Isso indica que, em média, cada uma dessas pessoas é impactada 86 e 173 vezes por semana, respectivamente. Somando os números, são mais 490 milhões de impactos por semana em São Paulo e mais de 495 milhões no Rio.

“Este é um dos maiores passos para que o out of home esteja presente em 100% dos planejamentos de mídia, já que o Mapa OOH permite aos planejadores um entendimento sobre o nível de frequência, alcance e impactos das campanhas, com segurança e dados comparáveis aos dos outros meios”, explica Heitor Pontes. A empresa enxerga o potencial de crescimento da ferramenta e pretende torná-la ainda mais completa, levando-a para outros formatos, como metrô, e outras capitais do país.

DOMINAÇÃO NEXTEL NO ARCO DA ESTAÇÃO DA SÉ, LINHA DE MAIOR FLUXO DO METRÔ DE SÃO PAULO
DOMINAÇÃO NEXTEL NO ARCO DA ESTAÇÃO DA SÉ, LINHA DE MAIOR FLUXO DO METRÔ DE SÃO PAULO

Após conhecer a rotina dos consumidores, o entendimento de sua jornada de consumo, e as métricas para aferição de audiência, o próximo passo da estratégia de uma comunicação efetiva para os anunciantes é a construção de campanhas com conversas que circulem entre as plataformas, promovendo o cruzamento de diferentes mídias, o que amplia as possibilidades de sucesso na comunicação com o público. “As campanhas OOH estão naturalmente posicionadas para incentivar a interação com o universo de mobile e de digital, como redes sociais, e nesse espaço ativo, a eficácia da campanha aumenta, dando capilaridade e impulsionando a mídia social e também o boca a boca”, conta o executivo.

Assim, o out of home continua a ser o meio central para atingir públicos em movimento de forma rápida e consistente ao longo do dia, em todos os ambientes externos, conforme constatam os dados coletados pelo MAPA OOH. Dessa forma, o segmento transforma o cotidiano das populações que vivem nos grandes centros urbanos.

SEGUINDO A TENDÊNCIA DE OFERECER EXPERIÊNCIAS AOS CONSUMIDORES, OUTRO EXEMPLO É O CASE DE MARISA NO METRÔ, PARA PROMOVER OS PRODUTOS DA LOJA NO DIA DAS MÃES. A MARCA FEMININA DE MODA E LINGERIE CRIOU POP UP STORES NAS ESTAÇÕES PARAÍSO, REPÚBLICA E SÉ DO METRÔ DE SÃO PAULO
SEGUINDO A TENDÊNCIA DE OFERECER EXPERIÊNCIAS AOS CONSUMIDORES, OUTRO EXEMPLO É O CASE DE MARISA NO METRÔ, PARA PROMOVER OS PRODUTOS DA LOJA NO DIA DAS MÃES. A MARCA FEMININA DE MODA E LINGERIE CRIOU POP UP STORES NAS ESTAÇÕES PARAÍSO, REPÚBLICA E SÉ DO METRÔ DE SÃO PAULO

 

OOH, plataforma onde a criatividade aparece e a inovação acontece

Visando a garantia de sucesso na criação de campanhas que impactem diretamente cada pessoa exposta à mídia out of home, investir em inovação para o segmento é a única maneira de acompanhar as tendências de comportamento e consumo mundiais. A partir de estudos globais, como o JCDecaux Stories, é possível conhecer em detalhes o comportamento dos usuários de metrô e aeroportos, trazendo informações de extrema relevância nas necessidades e formatos de mídia e criação necessários para impactar adequadamente os consumidores em cada momento da sua jornada.

“Hoje, sabemos qual o comportamento e atitude de um passageiro no metrô ou no aeroporto em cada momento da sua jornada, desde a sua chegada ao estacionamento até o embarque. Assim, conseguimos proporcionar um diálogo efetivo entre anunciantes e consumidores, garantindo a criação da melhor narrativa e escolha dos melhores formatos que serão utilizados para repassá-la”, explica Ana Célia.

A empresa desenvolveu o Creaction, um software que analisa, orienta e testa a eficácia das peças publicitárias em realidade virtual, garantindo maior efetividade para a mídia exterior. Único no mercado, o Creaction full motion permite que os anunciantes simulem as mídias de maneira ultrarrealista com efeitos de dia ou de noite, podendo reproduzir, inclusive, mudanças climáticas, em distâncias de 30 a 130 metros. A ferramenta é capaz de simular campanhas que serão veiculadas em diferentes formatos, sejam relógios ou em grandes plataformas, como nos aeroportos.

Na sede da empresa, localizada na França, um show room e um laboratório específico permitem testes de campanhas, tradicionais ou de projetos especiais, para garantir sua eficácia. “Já fizemos chover e nevar dentro do relógio, transformamos equipamentos em aquários, armários e até baladas”, brinca Ana Célia. “Acreditamos que investir no futuro, com o desenvolvimento de novos formatos, softwares e tecnologias que possam abrir mais oportunidades de criação, evidenciamos o espírito pioneiro da JCDecaux, que sempre esteve um passo à frente quando se trata de soluções em mídia out of home”, reforça a executiva.

O Centro de Inovação da JCDecaux é um dos principais desenvolvedores dessas novas tecnologias, e conta com uma equipe dedicada a pensar em soluções criativas que tornem o segmento – e, em consequência, a empresa – cada vez mais assertivos e experts em diálogos urbanos. “Estamos implementado o Centro de Inovação no Brasil, com técnicos criativos e pesquisadores dedicados à novas soluções pensadas sob medida para o país.”

DOMINAÇÃO DA CIA. DA CONSULTA NA ESTAÇÃO SÉ, LINHA VERMELHA DO METRÔ
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