A era digital criou inúmeros desafios para as empresas de mídia, graças à oferta crescente de plataformas que disputam a atenção dos consumidores em suas jornadas diárias. Há, no entanto, aquelas que têm se beneficiado ao aproveitar as novas ferramentas para evoluir em seu modelo de negócios. É o caso da Elemidia, que atua no segmento out of home há mais de 15 anos e tem ampliado sua atuação ao se adaptar aos novos tempos da comunicação.

Novos formatos da Elemidia transformaram os shoppings em veículos de comunicação
Novos formatos da Elemidia transformaram os shoppings em veículos de comunicação

Essa transformação da companhia incluiu investimentos em tecnologia, novos formatos oferecidos ao mercado e foco na entrega de resultados aos anunciantes. Dessa forma, a companhia deixou de ser uma mídia complementar e passou a ter uma posição mais relevante dentro das estratégias de comunicação das marcas. Para se destacar, abraçou o papel de “iniciadora de conversas” entre as diversas plataformas disponíveis atualmente.

Novos ambientes, novas estratégias

Grande parte da abrangência da Elemidia no mercado ocorre por meio dos equipamentos instalados nos elevadores de prédios comerciais, segmento que deu origem à companhia e que corresponde à maior parte dos negócios. Entretanto, a empresa tem diversificado sua atuação com conteúdos e formatos desenvolvidos para outros ambientes. Um deles é o de prédios residenciais, cujos equipamentos são maiores, mais modernos e instalados na vertical para se adequar à comunicação que é realizada para atrair a atenção dessa audiência. “Definimos nosso público por mindsets pois uma pessoa define seu consumo de acordo com o momento do dia. O consumidor que está no trabalho tem um interesse diferente de quando está em casa com a família”, explica Alvarenga. O novo segmento passou a integrar os negócios da Elemidia em 2016. “É um produto que possibilita o uso da tecnologia para divulgar conteúdos e que está sendo muito bem recebido pelo mercado”, conclui Jimenez.

Os equipamentos instalados nos elevadores se provaram eficientes e abrangentes
Os equipamentos instalados nos elevadores se provaram eficientes e abrangentes

Outra investida de destaque da Elemidia tem sido a vertical de shoppings. Esses ambientes entraram no radar da empresa há três anos e a presença já abrange 70 centros de compras espalhados pelo país. Com instalações modernas e de grande impacto, desenvolvidas especialmente para esse segmento, a Elemidia vem incrementando a comunicação das marcas como público dos shoppings. “São ambientes onde muitas coisas acontecem para várias áreas da economia.”, aponta o CEO. Para ele, essa mídia “transformou os shoppings em um verdadeiro veículo de comunicação”, graças à agilidade e à praticidade com que se incluem os conteúdos “O anunciante consegue, em poucos minutos, colocar uma campanha no ar com a gente”, completa Jimenez. Outra inovação importante é a entrega de mídia programática, que dá ainda mais opções e flexibilidade aos anunciantes, garantindo efetividade e assertividade às campanhas.

Como se vê, o incremento do negócio com novas tecnologias, diversificação de formatos e ampliação dos ambientes de atuação têm sido uma fórmula de sucesso para a Elemidia, consolidando sua relevância dentro das estratégias de comunicação dos anunciantes. E o fato de ter 14 das 20 companhias mais inovadoras do momento anunciando em seus equipamentos é uma prova de que a empresa está no caminho certo.

CONTEÚDO INTELIGENTE

“Nosso negócio não é contar longas histórias, mas passar mensagens rápidas e impactantes que vão levar a pessoa a outras plataformas tendo sempre como base as tecnologias”, afirma Eduardo Alvarenga, CEO da Elemidia, que enxerga os smartphones como grandes aliados e não concorrentes.

Eduardo Alvarenga, CEO da Elemidia, e, ao lado, projeto customizado da Versace: mais opções para as marcas
Eduardo Alvarenga, CEO da Elemidia, e, ao lado, projeto customizado da Versace: mais opções para as marcas

“Nos tornamos um orientador do que ocorre no ambiente digital. Quanto mais pulverizada é a oferta dos meios, mais importante é o papel de quem dá início a essas conversas”, completa o executivo, ao explicar o novo posicionamento da empresa: “Toda conversa é possível”.

Para entregar a promessa, as telas da Elemidia se adaptam às necessidades dos anunciantes, com formatos especiais (de 6, 10, 15 e 30 segundos) e alta capacidade de segmentação. Soma-se a isso o uso intensivo de dados que são captados pelo uso de novas tecnologias que vão fazer a diferença na performance da campanha. “Por ser uma empresa que atua em ambientes controlados, com informações demográficas e de fluxo dos locais, temos em mãos uma grande quantidade de dados que permitem gerar insights para as ações dos anunciantes”, aponta Raphael Jimenez, diretor nacional de publicidade da Elemidia.

Destaque criativo

Os altos índices de atenção do público nos conteúdos veiculados pela Elemidia podem ser explicados pela oferta diversificada de formatos ao mercado, que possibilita ações diferenciadas, aliando exposição da marca com informação relevante para as pessoas naquele local e momento. Esse diferencial tem atraído não só clientes de grande porte de setores diversos da economia como também peças criativas que elevam a audiência.

Patrocinadora da Liga dos Campeões da UEFA, a Heineken aproveitou os jogos do torneio para incluir resultados em tempo real das partidas em meio à divulgação de sua publicidade nos equipamentos. Já a montadora japonesa Nissan teve uma ideia criativa para ressaltar uma das qualidades do novo modelo Leaf ao mesmo tempo que informava (e impactava) as pessoas da região da Avenida Paulista. No início da peça, uma frase apontava que naquele exato momento a poluição sonora no cartão-postal da cidade era de 100 decibéis, o equivalente ao som de uma britadeira. Em seguida, uma imagem do novo carro era exibida com a mensagem: “Quer menos barulho nas ruas? Conheça o novo Nissan Leaf. 100% silencioso”.

Criatividade e automatização na parceria com a Nissan
Criatividade e automatização na parceria com a Nissan

Outro exemplo de como o conteúdo dos equipamentos da Elemidia pode se integrar à atuação dos anunciantes foi a ação do aplicativo de transporte 99. Após mostrar as opções de viagem oferecidas aos usuários, a peça mostrava um mapa da região onde estava sendo veiculada, informando o tempo médio de espera para um veículo chegar até o local. “Estamos estimulando os anunciantes e agências a criarem peças pensando nas nossas possibilidades de entrega. Temos capacidade de integração de sistemas e inúmeras opções de formatos. A Elemidia está preparada para realizar qualquer projeto, dos maiores e mais tradicionais, aos mais diferenciados e customizados”, diz Jimenez.

Além das peças publicitárias, a Elemidia disponibiliza ainda conteúdo jornalístico de mais de 100 parceiros editoriais, entre eles, os maiores do Brasil e do mundo como BBC, El País, Reuters, Editora Abril e Globo. Em média, são publicadas entre 250 e 300 notícias todos os dias, e quase 9 mil notícias mensalmente.

VALOR DO RESULTADO

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O resultado dessa atuação inovadora impressiona: o conteúdo transmitido pela empresa atinge 95% de índice de atenção da audiência, segundo pesquisa realizada pelo Datafolha. Além disso, 87% das pessoas afirmam gostar de ver publicidade entre os conteúdos veiculados pela companhia. Os altos índices atestam a avaliação de Alvarenga de que a plataforma “deixou de ser mídia alternativa para se tornar prioridade dentro da estratégia de muitas empresas e setores”. Os números de pontos de contato também mostram a forte presença da Elemidia. A companhia atingiu em outubro deste ano um total de 20 mil telas, espalhadas por 53 cidades de 16 estados brasileiros, impactando mais de 25 milhões de pessoas por semana.

Indicação ao Caboré

A consistência da proposta da Elemidia levou a empresa a ser indicada como finalista do prêmio Caboré, na categoria veículo de comunicação/plataforma de mídia. “Estar na final do Caboré é uma honra muito grande para todo o time Elemidia, um indicador inequívoco de que estamos no caminho certo e de que o mercado entendeu e comprou a nossa proposta”, comemora Jimenez.

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