Para fazer sucesso em uma área de atuação não basta conhecer bem a atividade, mas sim ser viciado nela. É com essa premissa que a Altermark se tornou referência em mídia out-of-home em mais de três décadas de atuação, com a entrega de ações que se encaixam aos negócios e objetivos dos anunciantes. Especializada na criação e planejamento de campanhas para esse meio, a agência se diferencia no segmento publicitário por ter grande conhecimento das diferentes peculiaridades do imenso mercado brasileiro, qualidade que é respaldada pela parceria duradoura com marcas de grande porte em sua carteira de clientes.

Fundada em 1986, a Altermark já atua nos Estados Unidos e os planos para expandir as atividades globalmente são ambiciosos. A empresa foi criada para possibilitar aos anunciantes a realização de campanhas de abrangência nacional em mídia exterior em uma época em que o segmento ainda engatinhava no País. Essa experiência acumulada ao longo dos anos deu à companhia o conhecimento necessário para entregar ações de acordo com as necessidades para cada marca, mesmo com a complexidade do mercado brasileiro.

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“Para realizar uma campanha com exibidores de todo o País é preciso ter uma empresa que conheça cada região, pois são mais de três mil fornecedores espalhados pelo Brasil”, afirma Alexandre Cardoso, CEO global e sócio da Altermark ao lado do publicitário Emilio Medina, sócio-fundador e presidente da agência, que cita outro diferencial da empresa: “Diferentemente de outros meios, o out-of-home tem legislações municipais e conhecer as características de cada cidade é essencial para qualquer ação de abrangência nacional”, aponta.

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Como resultado dessa expertise e da qualidade na entrega das ações, a agência conta atualmente com uma carteira de clientes diversificada que é formada por marcas de grande porte, sendo que muitas são parceiras há vários anos. Uma delas é a operadora TIM, que desde que chegou ao País, no final da década de 1990, inclui a mídia exterior em suas campanhas tendo a Altermark como parceira em sua estratégia.

Para a TIM, a agência também criou uma ação inovadora para o lançamento da nova marca da companhia, em 2016. Na ocasião, os tradicionais mobiliários urbanos foram transformados em “vitrines” de vidro com a arte vazada, apresentando assim parte da nova marca como uma espécie de teaser que se seguiu até a apresentação do novo logo pela operadora.

Outro trabalho que se destaca na atuação da agência foi para o Telecine com o lançamento da nova marca do canal de filmes de TV por assinatura. Para essa ação, a Altermark realizou um grande mapeamento dos principais meios de impacto em cinco estados brasileiros, junto com a identificação de pontos de grande circulação das principais cidades nessas regiões. As peças foram divulgadas em um grande mix de mídia que envolveu painéis, empenas, bancas, mobiliário urbano, mídia digital, adesivagens, totens e carregadores, além da identificação e criação de novas mídias em estações de metrô, em campanha que alcançou grande reconhecimento e percepção da nova marca pelo público.

OOH NO DNA

A criatividade empregada nas ações citadas deve-se à cultura de trabalho que envolve os mais de 60 profissionais da Altermark. O foco em desenvolver e trazer novas ideias para o segmento é tamanho que o lema da agência é “viciados em out-of-home”. A qualidade e agilidade na entrega dos trabalhos que abrange todo o processo da campanha, do briefing ao pós-venda, deve-se à alta capacitação dos profissionais. Para tanto, eles realizam cursos de especialização e participam de eventos que são referência na área, como o Festival of Media Latin América (FOMLA-2019), em Miami, do qual a agência é uma das patrocinadoras há cinco anos. “Nossos profissionais respiram out-of-home e contamos com departamentos focados nessa mídia para elevar a qualidade da entrega aos clientes”, diz o presidente da empresa.

A agência desenvolveu um departamento de inteligência de mercado que elabora os planejamentos utilizando tecnologias e ferramentas como geolocalização, mapas e estudos dos hábitos de consumo e rotina dos públicos-alvo, tudo visando a melhor entrega para os anunciantes. “A Altermark se especializou em ser uma agência que oferece o que há de mais avançado em soluções tecnológicas e criativas, além de pensamento estratégico para atingirmos a melhor performance para nossos clientes. Muitas vezes, o gargalo nesse meio é a entrega de resultados, mas nós conseguimos fazer isso com muita habilidade e eficiência”, ressalta o CEO global.

Alexandre Cardoso, CEO Global e Emilio Medina, presidente
Alexandre Cardoso, CEO Global e Emilio Medina, presidente

Há cerca de um ano a agência criou a Alterlabs, braço da empresa que atua como um hub de inovação e criação para o universo OOH, mirando as necessidades cada vez mais específicas do mercado para essa mídia. Além de criações impactantes que, aliadas à utilização inteligente da tecnologia, atendam às demandas dos anunciantes, fazendo com que suas campanhas tenham dados de alcance potencializados, a Alterlabs também reforçou a atuação da Altermark em agilidade na entrega em ações voltadas aos novos formatos de digital out-of-home (DOOH), especialmente com a fusão do OOH com redes sociais, internet e conectividade mobile. Segundo Medina, “hoje as peças são criadas cuidadosamente para passar toda a mensagem de maneira que impacte o consumidor em sua jornada diária, seja para gerar conversão para uma venda, posicionar uma marca ou mesmo para brincar e interagir o público”.

Ação sustentável transforma lonas em bolsas e mochilas

A criatividade da Altermark não fica restrita às peças publicitárias em mídia out-of-home. Em parceria com exibidores e fornecedores, a agência realiza uma ação sustentável com as centenas de metros de lonas vinilicas que sobram toda semana de campanhas que saem do ar. O material retirado das ruas é limpo, descaracterizado e cortado, antes de ser costurado e virar bolsas, mochilas, sacolas e outros produtos que são distribuídos gratuitamente sob o nome de Alterbags para clientes, fornecedores e parceiros. A iniciativa já deu origem a mais de 15 mil produtos.

Parte das lonas também é enviada para ser trabalhada manualmente pelo Mulheres do Sul Global, movimento social voltado à confecção que reúne e capacita mulheres refugiadas no País. “A iniciativa das Alterbags é uma ação de responsabilidade não somente ambiental, mas também social. Em nosso trabalho, utilizamos lonas gigantes que muitas vezes cobrem fachadas inteiras de prédios, vão para várias bancas de jornal espalhadas pelas cidades ou mesmo compõem painéis em estradas ou rodovias”, diz Emílio Medina.

EUA E EUROPA

Foi com essa criatividade e inovação em seus trabalhos que a Altermark se tornou referência em um segmento que movimentou cerca de R$ 1,4 bilhão em 2018, com alta de 9,4% sobre o ano anterior, sendo um dos dois únicos meios ao lado da internet a obter crescimento entre os períodos, segundo números do Conselho Executivo das Normas Padrão (Cenp). Consolidada no País, o foco da agência agora é expandir sua atuação global. Após o primeiro passo, dado em 2014 com a abertura de um escritório em Miami, nos Estados Unidos, a empresa fortaleceu neste mês as atividades no mercado norte-americano com a inauguração de uma nova unidade, dessa vez em San Diego, na Califórnia.

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“Os americanos são muito fortes em OOH e grande parte da inovação nesse meio vem de lá. Além disso, com essa presença internacional, nossa relação com as grandes empresas fica ainda mais forte”, aponta Cardoso. Ele explica que, em campanhas de multinacionais, a agência adapta as mensagens para elevar a reverberação de acordo com as características do público local, mantendo sempre a relevância e o conceito da marca.
O vício da agência em OOH é tamanho que a empresa já tem planos para expandir sua atuação global. Em 2020, a expectativa é abrir mais um escritório nos Estados Unidos, dessa vez em Nova York, e em seguida chegar ao mercado europeu.

Campanhas de impacto

Área de inteligência é um diferencial para os resultados das ações

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Para o lançamento da nova logomarca de Telecine, a Altermark vestiu espaços urbanos de diversas cidades pelo País com as peças da campanha que apresentava a marca renovada. A ação foi planejada e executada pela equipe de business intelligence (BI), que mapeou os principais meios de impacto em cinco estados brasileiros e também os principais pontos de grande circulação em cada localidade. A estratégia envolveu ainda um grande mix de mídia com painéis, empenas, bancas, mobiliário urbano, mídia digital, adesivagens e totens, carregadores, além da identificação de novas mídias em estações de Metrô, alcançando grande awareness da nova marca.

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Para atender a estratégia “always on” da plataforma de streaming Globoplay, a Altermark buscou os melhores resultados através de um planejamento baseado na análise dos dados sócio-demográficos e de geolocalização, selecionando um mix de mídia e soluções criativas de grande impacto para atingir os objetivos de geração de leads e divulgação das séries disponibilizadas para o mercado.

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A missão da Altermark para divulgar a nova logomarca da TIM ao mercado foi além de planejar, executar e exibir. A agência precisava despertar a curiosidade das pessoas e atingiu esse objetivo ao transformar os então tradicionais mobiliários urbanos em “vitrines” de vidro com a arte vazada onde a nova marca foi sendo apresentada aos poucos, como um teaser, até mostrar a marca completa. Para gerar grande impacto junto ao público, a campanha contou com o desenvolvimento de projetos inovadores nas mídias e também com inteligência para a escolha de pontos estratégicos, que ganharam peças cuidadosamente planejadas para serem exibidas nos momentos de deslocamento e grande fluxo de pessoas nas ruas e em espaços públicos.

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